Pincéis

Dicas para limpeza de pincéis

Para que seus pincéis tenham maior durabilidade e funcione perfeitamente bem a cada utilização, é importante mantê-los sempre limpos. Por esse motivo, a Dona Roliça listou algumas dicas de como limpar seus pincéis para que estejam sempre novinhos e funcionais. Confira as dicas.

 

Primeira dica, note qual tipo de pincel é o seu.

Existem dois tipos de cerdas, as naturais e as sintéticas. Cerdas naturais são mais soltas, enquanto as sintéticas são aquelas com os fios bem juntinhos e arrumadinhos. A imagem abaixo, assim como mais dicas para identificar seu tipo de pincel, você encontra no site Guaraná Molotov.

 

pincéis-naturalxsintetico

 

Os pincéis de cerdas naturais devem ser tratados realmente como cabelo. Já os sintéticos tem um processo mais fácil de limpeza. Para os dois, comece a lavagem pingando um pouco de sabonete liquido ou shampoo (de preferência shampoo de bebê que é mais delicado) e mergulhe o pincel em um potinho com água e ainda dentro da água faça movimentos de vai e vem até que você perceba que toda a sujeira saiu do pincel. Depois enxague com muito cuidado pra não molhar o cabo.

Para os sintéticos, esse é o único passo a ser feito, e podemos colocar para secar. Para os naturais, uma dica pra manter o fio macio é aplicar um pouco de condicionador e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar novamente. Depois é só deixar secar.

 

Lenços demaquilantes

Uma dica que também funciona bem e pode ser feita em qualquer lugar (no meio de uma viagem, por exemplo), é usar os lencinhos demaquilantes. Se você é adepta dos lenços demaquilantes, poderá limpar seus pincéis com ele em uma necessidade mais imediata. Mesmo assim, recomendo que pelo menos uma vez ao mês você faça uma lavagem realmente, para eliminar mais profundamente as sujeiras.

 

Usando azeite de oliva

Outra dica que serve para os pincéis pequenos, como os de sombra, é mergulhar no azeite de oliva. Esse processo pode ser usado para os dois tipos de cerdas, mas não recomendo usar para os pincéis maiores, como de base e blush, já que o azeite vai ser mais difícil de ser retirado do pincel depois. Coloque um pouco de azeite em um potinho, mergulhe apenas as cerdas, evite também molhar o cabo, e faça movimentos rapidos. Depois, é só ir usando papel toalha pra ver se toda a sujeira saiu, dê uma leve enxaguada e deixe secando por completo. Essa dica e imagem abaixo vieram lá do site da Revista Glamuor.

 

pincéis-oleo_oliva

 

E como secar?!

O tempo de secagem pode variar de acordo com o pincel, o material que ele é feito e a técnica de limpeza que você utilizou.

Se estiver com muita pressa, use o secador na temperatura morna para secar seus pincéis, mas evite ficar dobrando as cerdas, para não quebra-las na secagem.

Também pode ser deixado em um lugar com ventilação, e isso levará cerca de 2 dias para os pincéis maiores. Mas encontrei uma engenhoca postada pelo pessoal do SOS Solteiros, e achei super legal!

Use um cabide para secar seus pincéis! Assim você conseguirá pendura-los em um local com mais ventilação e eles secarão mais rapidamente. E como fazer isso? Simples, use cabides daqueles com ganchinhos, como das lojas de roupas, pegue uma fita crepe e coloque seus pincéis sobre ela e depois outra camada de fita e então pendure no cabide! Não entendeu nada? Então, veja na imagem abaixo, já que uma imagem vale mais que mil palavras!

 

pincéis-a-melhor-maneira-de-secar-pinceis-de-maquiagem

 

E se nada der certo?

Se mesmo assim, você não estiver mais gostando dos seus pincéis, recomendo o kit de pinceis da Megaga, que está em promoção lá na Roliça’s MakeUp.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s